Alerta da Defesa Civil: Calorão segue pelo menos até domingo de Carnaval em SC

Publicidade

A massa de ar quente, que tem deixado as temperaturas altas nos últimos dias em Santa Catarina, segue favorecendo a persistência do calor intenso no estado, até pelo menos o próximo domingo (11). Os dias já amanhecem abafados e as temperaturas se elevam rapidamente até o período da tarde, quando as máximas ficam entre 32 e 35°C em praticamente todas as regiões.

As temperaturas mais elevadas são esperadas no Grande Oeste, principalmente próximo à divisa com o RS e na fronteira com a Argentina, onde as máximas oscilam entre 36 e 38°C, podendo chegar aos 40°C. O risco é alto nas áreas em laranja para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

Nas áreas em amarelo e verde o risco é moderado e baixo, respectivamente.

Publicidade

 

 

A Secretaria de Defesa Civil de SC recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

Esse calor combinado a umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões entre as tardes e início da noite, trazendo risco para destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, entre outros. A chuva pode ser volumosa em curtos períodos de tempo, provocando alagamentos e enxurradas pontuais. O risco para essas ocorrências é moderado nas áreas em amarelo do mapa e baixo nas áreas em verde.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas, nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui