Araranguá
Setenta e nove estudantes que ganharam bolsa de estudos na FVA, Faculdade do Vale do Araranguá, a nível médio técnico em 2020, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Araranguá, não tiveram a garantia de que seus estudos serão concluídos. O curso é de dois anos e a parceira com a Prefeitura não foi renovada este ano.
Para tentar resolver a situação, foi colocado em pauta de votação na noite de segunda-feira, dia 22, o anteprojeto de lei que trata de uma autorização para que o Poder Executivo Municipal prorrogue até 31 de dezembro de 2021 o contrato destinado ao adimplemento das bolsas de estudo oriundas que beneficiam os alunos bolsistas da FVA.
A votação ocorreu por solicitação do vereador Douglas Michels. O anteprojeto pode voltar para a Câmara, se for de vontade do prefeito de Araranguá, César Cesa, em forma de projeto, que ratifique lei municipal de 2005, para firmar convênio com instituições de ensino localizadas em Araranguá por prazo equivalente à conclusão do curso profissionalizante.
Segundo o vereador progressista essa foi a sua atitude derradeira na casa em defesa dos 79 bolsistas da Faculdade do Vale do Araranguá. “Esse anteprojeto é a minha última tentativa, os alunos estão há mais de 30 dias aguardando uma resposta do prefeito, então por meio deste anteprojeto entregamos a solução para o Executivo Municipal, que parece ter dificuldades em resolver essa situação”, concluiu.
O anteprojeto foi aprovado por 13 votos favoráveis e um contrário. Ao saírem os vereadores foram abordados por uma série de estudantes bolsistas que solicitaram explicações aos legisladores.