Como cuidar de cactos e outras suculentas é tema de live da Epagri na quarta

Cactos e outras suculentas têm fama de serem fáceis de cultivar, mas acredite: é preciso conhecer as necessidades dessas plantas para ter sucesso com elas. Por isso, a Epagri realiza uma live no dia 15 de setembro com dicas para quem quer cultivar cactos e outras suculentas em vasos ou no jardim. O encontro on-line, aberto ao público, será transmitido às 19 horas no canal de capacitações da Epagri no YouTube e não necessita de inscrição.

Na transmissão, o engenheiro-agrônomo José Angelo Rebelo vai ensinar a fazer mudas, irrigar, escolher o tipo de substrato ideal, como preparar e quando trocar o substrato, como prevenir pragas e doenças, o tipo de vaso ideal, além de tirar dúvidas dos participantes.

“O objetivo é fazer uma conversa pensando no manejo doméstico, para pessoas que têm essas plantas em casa poderem utilizar as técnicas corretas e melhorar a produção, sem recorrer a gastos desnecessários. Mas também pode ser uma oportunidade de geração de renda”, explica Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri de Curitibanos e organizadora do evento.

Ela conta que o encontro foi motivado por pedidos de agricultores atendidos pela Empresa. “É uma demanda doméstica, da pessoa que cultiva por lazer e faz disso uma terapia. Porque mexer com plantas, com a natureza, colocar a mão na terra, traz bem-estar e saúde, e isso está ligado ao trabalho da Epagri também”, acrescenta.

O que são suculentas

Suculentas, como o próprio nome diz, são plantas que têm muito “suco”. Elas abrangem centenas de espécies e variedades, incluindo os cactos. “Essas plantas são capazes de armazenar muito mais líquido do que outras e têm a habilidade incrível de ficar sem água por um longo tempo. Se necessário, entram em dormência”, explica o engenheiro-agrônomo José Angelo Rebelo.

As suculentas são plantas de lugares áridos, e por isso mesmo, quem as cultiva não pode abusar da irrigação. Elas também vivem em solos mais arenosos – isso significa que substratos que retêm mais água podem causar o apodrecimento da planta. “O segredo é conhecer a planta com que você está lidando e imitar o habitat dela”, aconselha Rebelo.

SERVIÇO

O quê: Live sobre cultivo de cactos e outras suculentas

Quando: 15 de setembro, às 19 horas

Onde: No canal de capacitações da Epagri. Clique aqui:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui