É fato conhecido que as crianças estão, cada vez mais cedo, fazendo escolhas e querendo decidir o que vestir e o que comprar. O que elas ainda não sabem, é que o dinheiro é resultado do trabalho e tudo tem um custo.
Passar estas noções a elas de forma educativa e divertida, foi o objetivo do Projeto Mini Empreendedores, realizado pelo Centro de Educação Infantil Maria Monteiro Tiscoski, de Sombrio.
Entre as atividades desenvolvidas, estava a decisão feita pelas crianças de algo para melhorar as salas de aula. A turminha do Infantil 5, com alunos de cinco anos, escolheu uma televisão para a sua sala. Depois, ajudaram a vender uma rifa para arrecadar o dinheiro, percebendo que a aquisição só seria feita com o montante necessário. “Eles foram incentivados a conquistar algo com o seu esforço”, explica a coordenadora do CEI, Talita Fontana.
Os pequenos também aprenderam, durante o processo, sobre planejamento, organização, trabalho em equipe e como apresentar suas ideias de maneira convincente.
Mercadinho
A professora do Infantil 5, Daiane, acrescentou que uma outra etapa do projeto focou nas profissões dos pais, levando os filhos a compreender que o dinheiro vem do trabalho. E para animar ainda mais as turminhas, foram feitas visitas aos quartéis dos bombeiros e da Polícia Militar.
Daiane comemora os resultados. “Antes eles saiam do banheiro e deixavam a lâmpada acesa, agora eles apagam a luz. Se esquecem na hora, acabam lembrando e voltando para apagar. Sabem que custa dinheiro”, diz.
Mas o melhor mesmo, pelo menos na avaliação de Enzo, de 5 anos, foi brincar de fazer compras no mercadinho montado na creche usando cédulas falsas. Usando notas de mentirinha, aprenderam o valor dos produtos. “Eles só podiam comprar o que o dinheirinho desse”, conta a professora. O mercadinho tinha até caixa registradora de verdade, conseguida com auxílio dos pais.
Grandes avanços
O CEI Maria Monteiro Tiscoski existe a 33 anos, e era conhecido como ‘creche da dona Libânia’. A fundadora, Libânia Coelho Luchina, ainda é membro da entidade que é filantrópica e recebe todo o apoio da administração municipal. “Hoje vendo todos os avanços e tudo que passou, sinto grande satisfação.
As vagas na creche sempre foram bastante disputadas, porque desde o início proporciona atendimento em horário integral. Atualmente recebe 114 alunos com idades de três meses a 5 anos. Tanto Libânia quanto Talita ressaltam a participação efetiva dos pais no CEI e a eficiência das professoras e outras funcionárias. “É uma equipe maravilhosa”, finaliza a coordenadora.