Cada vez mais crianças veem nos policiais militares os heróis que elas querem ser no futuro. Recentemente, duas crianças foram conhecer o Quartel da Polícia Militar de Araranguá, e entender de perto como é a rotina dos homens e mulheres que andam fardados pelo Sul do estado.
Uma delas é o pequeno Guilherme, de três anos, filho de Manuella Rosa e Sales Fontoura, que diz que vai ser policial quando crescer. “Nós já paramos um policial na rua por conta desse sonho dele, apesar de só ter três anos”, explica a mãe do menino.
Guilherme foi recebido pela cabo Franciane e pelo tenente Bilhalva, comandante da 1° CIA do 19º Batalhão de Polícia Militar, e simplesmente amou a experiência. “Ele ficou muito entusiasmado com as viaturas, principalmente com a moto. Eu gostaria muito de agradecer ao comandante, à cabo Fran e a todo o batalhão”, continua Manuella.
Depois de conhecer o prédio, Guilherme ainda ganhou presentes da Polícia Militar e deixou a certeza de que vai trilhar aqueles mesmos corredores quando for mais velho, só que desta vez, fardado como PM.
Policial ou veterinária?
Letícia Machado, de nove anos, filha de Eliane Margareth da Silva e Sérgio dos Santos Machado, tinha o sonho de conhecer o quartel da PM e realizou o desejo esta semana. Ela foi recebida pela cabo Franciane, tenente coronel Ronaldo da Cruz, comandante do 19° BPM, e pelo tenente Bilhalva.
A menina também conheceu as dependências do prédio, além das viaturas e policiais, a área de treinamento dos PMs e as dependências do PPT. Letícia também se disse feliz com o passeio e que gostou de conversar com os comandantes, que cuidam de todas as cidades da região.
Ela disse que não sabe se vai ser policial quando crescer ou veterinária, e que quase todos os colegas dela da escola querem ser policiais. No Quartel, ela soube que pode ser veterinária e policial.
“A Letícia ficou encantada com o Quartel, ela chegou em casa contando tudo o que viu lá, com quem conversou e muito feliz, pois soube que pode conciliar a carreira na Polícia com a de veterinária. Agora ela diz que vai ser policial e veterinária”, contou Eliane, mãe de Letícia.
O comandante Ronaldo classificou momentos como as visitas das crianças ao Quartel como de “renovação” e uma reafirmação do trabalho desempenhado pela corporação. “Ver o brilho no olhar de uma criança ao adentrar em um local que, em seu imaginário, está repleto de heroísmo e de surpresas é algo impagável. É sempre um ato de renovação quando uma criança vem nos visitar e é com grande esperança que ouvimos de muitas delas que no futuro desejam ser policiais militares. É a garantia de que a nossa Instituição continuará sendo composta por pessoas vocacionadas e com o sentimento inabalável de fazer o bem”, concluiu.


