Dia de campo da Cooperja apresenta opções de manejo de soja ao produtor

Encontro reuniu cerca de 40 agricultores com o tema “Manejo de Soja visando o lucro do produtor
Publicidade

Jacinto Machado

Piratiba

Na manhã de sábado, dia 20, a Cooperja, de Jacinto Machado, e empresas parceiras realizaram o dia de campo, com número reduzido de pessoas, tomando todos os cuidados de higienização e prevenção contra a Covid-19.

O encontro reuniu cerca de 40 agricultores com o tema “Manejo de Soja visando o lucro do produtor”, e aconteceu na propriedade da família dos associados Munari, na comunidade de Pirataba (RS).

Segundo e engenheiro agrônomo da Cooperja Bruno Cechinel, a busca de inovação, novas tecnologias é constante. “Essa é a segunda edição do evento, no ano passado tínhamos aqui nove cultivares de soja e hoje temos 22, e o nosso objetivo foi apresentar aos produtores essas opções. Encontramos na cultura da soja um grande potencial, uma opção de renda, e rotação da cultura com o arroz”, destaca Cechinel.

Para o professor Alencar Zanon da equipe Field Crops e professor da UFSM o objetivo do dia de campo é transferir informações sobre a cultura da soja para o produtor, com foco no aumento da produtividade reduzindo assim o custo da produção. “Conseguimos isso com foco em práticas de manejo que dão resultados direto na lavoura. No encontro foi falado sobre cultivares de soja, manejo e o foco foi mostrar o que precisa ter em uma lavoura de alta produtividade. Foram vistas várias características da planta, e a própria família Munari pode relatar que fazer experimento dentro da lavoura faz toda diferença e permite escolher a cultivar que apresentou melhores resultados”, explica Zanon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui