Ganhou repercussão, no final de semana, nas redes sociais, uma postagem sobre o possível fechamento do Lar do Idoso São José, de Sombrio, conforme parecer do Ministério Público. Em conversa com a presidente da entidade, ela afirmou que estão trabalhando na reversão desse problema. No início da noite de hoje, dia 13, emitiu uma Nota de Esclarecimento:
“Com o intuito de esclarecer a toda população de Sombrio e região, nós da diretoria do Lar do Idoso São José, vimos a público informar que: existe sim, um parecer do Ministério Público de Santa Catarina, pelo imediato fechamento do Lar São José, devido a uma série de exigências notificadas e não atendidas em relação a estrutura física, documental, mas principalmente de cunho sanitário.
O Lar São José possui hoje alvará de localização e atestado de funcionamento em dia emitidos pelos órgãos competentes, porém não possui o alvará sanitário, justamente pela falta de atendimento a essas exigências, que na sua grande maioria dependem de uma reforma estrutural das dependências do prédio que hoje abriga 20 (vinte) idosos.
Cabe salientar que já temos um projeto pronto que foi desenvolvido, visando o saneamento dessas pendências e que está em fase de arrecadação de fundos para execução bastante adiantado, porém necessitamos de mais tempo para executar. O Ministério Público está ciente desse projeto, mas por decisão que não nos cabe aqui julgar, preferiu dar andamento e prosseguimento no seu feito.
Estamos empenhados em uma força tarefa que engloba hoje, além da administração do Lar, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, na pessoa do padre Fábio, o Rotary Clube de Sombrio, entidade que apadrinha o Lar São José, e também a Prefeitura Municipal de Sombrio, que está disponibilizando toda a área jurídica no intuito de revertermos esse quadro.
Dessa forma, queremos pedir a toda população que evitem repetir informações desencontradas e sem veracidade. Estamos atentos a todos os problemas e temos certeza que conseguiremos solucionar esse quadro muito em breve.
Fiquem tranquilos que qualquer informação diferente do que temos hoje, será repassada a todos, sem exceção.
Sandra Trajano – Lar Beneficente do Idoso São – José Presidente”