Forte cheiro de queimado preocupa moradores de Sombrio e Balneário Gaivota
Nos últimos dias, moradores de Sombrio e Balneário Gaivota, no litoral de Santa Catarina, têm sido afetados por um forte cheiro de fumaça que se intensifica durante a noite. O odor tem gerado desconforto, especialmente na população de Balneário Gaivota, e se espalha por pontos específicos das cidades.
A possível explicação para o fenômeno é a queima de turfa, um material altamente inflamável encontrado na região, que pode gerar a fumaça. Embora a origem exata ainda não tenha sido identificada, acredita-se que o fogo tenha se iniciado em algum ponto não especificado, como já ocorreu em outras ocasiões.
A turfa, material de origem vegetal parcialmente decomposto, é comum em regiões pantanosas e de drenagem, onde ocorre sua decomposição. Ela é altamente inflamável, especialmente quando seca, e pode pegar fogo subterrâneo, liberando grande quantidade de fumaça. Este fenômeno ocorre frequentemente em áreas onde foram feitos canais de drenagem no passado.
Além de ser utilizada em jardinagem e como substrato para plantas, a turfa também pode ser utilizada como combustível, devido ao seu alto conteúdo de carbono. O cheiro forte de queimado que assola a região segue sem uma explicação oficial, deixando os moradores preocupados enquanto aguardam mais informações das autoridades locais.
Forte cheiro de queimado preocupa moradores de Sombrio e Balneário Gaivota
