Programa Centro de Formação Profissional é realizado através de uma parceria da prefeitura de Balneário Gaivota com o Sebrae. Vagas estão abertas para microempreendedor Individual e quem trabalha na informalidade e em qualquer área
Balneário Gaivota
A Secretaria de Cultura e a Coordenação de Planejamento e Gestão de Projetos da prefeitura de Balneário Gaivota, dão início ao programa Centro de Formação Profissional com a realização de uma oficina do Sebrae voltada a promover a competitividade empresarial e setorial no município.
Até o dia 20 de março, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria e responder um questionário que ajudará a direcionar os tópicos a serem abordados. Os encontros presenciais estão previstos para a segunda quinzena do mês de abril, se os protocolos de segurança sanitária devido a pandemia do novo coronavírus permitirem. “Os participantes terão, sem nenhum custo, consultorias coletivas e individuais. Essa iniciativa vem ao encontro da necessidade que percebemos de aperfeiçoamento dos pequenos empreendedores”, diz a coordenadora de planejamento, Cíntia Brígido.
A demanda para este tipo de serviço é grande, segundo o secretário de Cultura João Jaques. “Somente com artesanato temos 150 pessoas envolvidas na Gaivota. Esse trabalho do Sebrae é uma importante ferramenta para quem quer aprender mais, desde calcular o valor do produto até a sua divulgação”, acrescenta.
Pode participar da oficina quem já é Microempreendedor Individual, quem trabalha na informalidade e em qualquer área. As vagas estão abertas para pessoas da agricultura familiar, artesãos e trabalhadores de outros pequenos negócios, como salão de beleza.
De acordo com Cíntia, um dos objetivos é também estimular a abertura de MEIs, pois ela é um passo importante para que o produtor possa ser um fornecedor da administração municipal. “Ás vezes o poder público quer comprar coisas locais e tem dificuldade, por não encontrar negócios legalizados”.
No mesmo caráter de qualificação profissional, a prefeitura irá conceder 25 bolsas de estudo para quem quiser cursar auxiliar de enfermagem. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e a licitação para escolha da instituição parceira concluída. Nos próximos dias inicia o processo de seleção dos beneficiados. A intenção é favorecer principalmente membros das cerca de 700 famílias cadastradas no Serviço de Convivência da assistência social do município.