Quando é realizado a implantação de algum programa, certamente terão aqueles que não concordarão ou resistirão à mudança, pelo menos até que o tempo os conforte na aceitação, como se diz na gíria “goela abaixo”!
Mas existem outras formas de fazer com que essas pessoas aceitem naturalmente a mudança proposta, uma vez que estes tenham bem claro alguns fatores, como por exemplo: FALTA DE CONHECIMENTO. Aquilo que é desconhecido tende a gerar receio, medo, de que possa influenciar no seu trabalho. Então o segredo neste caso está na comunicação: a empresa deve informar às pessoas envolvidas sobre o processo de mudança.
Outro fator, FALTA DE MOTIVAÇÃO, por não conhecer os benefícios do programa. Sabemos que o homem se motiva no sentido de satisfazer suas necessidades. Então, a responsabilidade do pessoal de RH é deixar claro quais os benefícios terão com a participação no programa.
Outro fator, ligado diretamente à supervisão, A PRESSA PARA OBTER RESULTADOS RÁPIDOS, esquecem de dar o devido acompanhamento e treinamento, e muitas vezes perdendo a paciência com seus subordinados, e colocando em risco a evolução do programa. Então aqui cabe ao supervisor entender as limitações de cada um, e dedicar seu tempo até que os resultados apareçam.
Narbal Teixeira da Rosa/narbal.t@hotmail.com
Consultor Organizacional