O que significa empreender? Este conceito está muito arraigado a pessoas que investem em grandes negócios, onde diariamente são realizadas entrevistas de empresários que apresentam seus negócios, crescimento, expansão e por aí vai. Não resta dúvida que estes empreendedores merecem toda a atenção, porque são eles que a princípio movimentam a economia do país. Que aliás deveriam merecer toda atenção do governo do país, o que não parece claro.
Mas aqui quero me referir aos empreendedores que estão no dia a dia da empresa, dando o seu suor, o seu máximo, e que por trás de suas funções está uma competência nata dentro das atribuições, a de empreender com suas ideias revertendo resultados excelentes para as empresas, mas que muitas vezes não são observados, não são vistos pelas suas chefias ou gerências, exatamente por não lembrar deste conceito do empreendedor interno, aquele funcionário que contribui e muito, com suas ideias.
Empresas que tem programas de melhorias sabem do que estou falando, são muitas ideias dos grupos de melhorias, com resultados maravilhosos. E perguntem aos empresários que já tem o programa implantado, se querem parar! Estes grupos de melhorias são verdadeiros empreendedores dentro da organização.
Empresários e departamentos de Recursos Humanos com esta visão, conhecem muito bem o valor deste investimento, no capital humano.
Narbal Teixeira da Rosa
Consultor Organizacional/narbal.t@hotmail.com