Em mundo super competitivo, nem sempre quem faz o melhor é quem ganha o lugar ao sol. Todos nós temos talentos, qualidades, habilidades e virtudes e muitas pessoas nem sempre têm consciência do seu potencial. Enquanto isso, outras pessoas pensam que tem o bastante e que não precisam de mais nada. Ainda tem uns que ostentam com arrogância um título ou diploma, achando que “ser o melhor” é suficiente. Já vi tantas pessoas, comércios, companhias, artistas etc, serem “o melhor” um dia, no entanto hoje, muitos nem lembram tal nome.
Alcançar o sucesso talvez seja fácil, mas mantê-lo é uma arte. É a mesma coisa quando se trata de um trabalho ou um relacionamento afetivo. Conquistar talvez não seja uma tarefa árdua, mas se você não saber como mantê-lo, verá tão logo isso escorrer por entre os dedos.
No início da minha jornada neste mundo fascinante da mídia antes da internet, ainda nos meus vinte e poucos anos de idade, vi um pequeno papel com uma mensagem que me fez refletir muito sobre este mundo competitivo. Eu a digitei no computador, ampliei-la no tamanho maior possível e a coloquei logo à minha frente na escrivania no jornal. Desde aquele dia, essa mensagem tornou-se uma inspiração para a minha vida tanto pessoal quanto profissional e até hoje, ela me acompanha.
“Cada manhã, na África, uma gazela se levanta. Ela sabe que deve correr mais rápido que o leão ou será morta. Cada manhã, na África, um leão se levanta. Ele sabe que deve correr mais rápido que a gazela ou morrerá
de fome. Quando o sol surge, não importa se você é um leão ou uma gazela; é melhor começar a correr já.”
Como você aplicaria essa mensagem a sua vida entre as suas resoluções de Ano Novo? Vamos analisá-la sob o ponto de vista profissional? Vem comigo? Que tal um café para acompanhar nosso raciocínio?
Muito bem, vamos lá! A diferença entre os dois animais na natureza, é que o leão, conhecido como o “Rei da Selva” é um predador e a gazela é sua presa. O leão, além de sua aparência majestosa, é um animal grande, forte e temido. Já a gazela, de andar gracioso e elegante, é super ágil porém está sempre nervosa e agitada.
Num artigo publicado no pelo website Visual Capitalist “Classificado: Os animais terrestres mais rápidos do planeta”
(https://www.visualcapitalist.com/ranked-the-fastest-land-animals-on-the-planet) descobrimos que a velocidade entre os dois animais é um pouco distinta. Ou seja, enquanto o leão corre cerca de 80 quilômetros por hora, as gazelas podem atingir velocidades de até 100 quilômetros por hora.
Entretanto, no provérbio africano sobre o leão e a gazela, o assunto não é apenas sobre velocidade máxima, mas sim perspicácia e estratégia. Então, quando o assunto é competitividade, é preciso mais do que agilidade para estar à frente. É imprescindível que você busque as ferramentas necessárias e que aliado aos seus conhecimentos e as suas habilidades, você use com sabedoria estratégias que então farão você se diferenciar dos demais. Resumindo: é a lei da sobrevivência!
Quem pára no tempo e pensa que já sabe o suficiente não irá longe. Será ultrapassado ou devorado por uma fera feroz que tem mais astúcia. Quer chegar ao final do ano e celebrar grandes conquistas? Leia um livro para aprender uma nova habilidade ou faça um curso novo. Aprimore os seus conhecimentos. Maximize os seus talentos! Não se compare nem ao leão e nem à gazela. Não espere o sol surgir! Levante-se já!