Pelo Estado, 02/04/2024 | Investimento no turismo e em Topázio Neto

Publicidade

 

Na presença de Jorginho Mello (PL), secretários e deputados estaduais, o Governo do Estado apresentou o balanço da Estação Verão temporada 2023/2024.

Durante a coletiva de imprensa que precedeu o evento, na tarde desta segunda-feira, 1, em Florianópolis, Jorginho agradeceu a todo seu colegiado pelo excelente trabalho e salientou que o balanço não chega a ser uma prestação de contas, mas a apresentação do esforço de todos para promover Santa Catarina. Feliz da vida, ele antecipou um pouco a apresentação e revelou que o estado ganhou em todas as áreas, principalmente, na arrecadação de impostos.

Publicidade

Jorginho também fez questão de salientar seu apoio ao prefeito Topázio Neto (PSD), que esteve durante todo evento ao seu lado. Tudo indica que o governador será responsável por indicar o vice para compor a chapa com o atual prefeito de Florianópolis.

Outro ponto a se destacar a apresentação, além dos belos números desta temporada, foi o anúncio de que o governo do Estado irá ceder o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, para a iniciativa privada. Quem fez o anúncio foi o Secretário de Turismo, Evandro Neiva, usando como exemplo os projetos de sucesso que contam com investimento da iniciativa privada que já estão em andamento em Santa Catarina, como Beto Carrero, o aquário de Balneário Camboriú, Vinícola Thera, na serra catarinense, entre outros.

Aliás, o aumento de faturamento, com arrecadação recorde de aproximadamente R$ 4,5 milhões em janeiro e mais R$ 4,3 em fevereiro, reflexo do investimento do governo na temporada serviu como incentivo para que o estado continue apostando e incentivamento o trabalho da Secretaria de Turismo, que irá gradativamente promovendo todas as estações de Santa Catarina. A próxima será a nova edição do programa Estação Inverno, em seguida virão as festas de outubro, até que chegue a temporada de Verão 2025. Essa conta é do próprio Evandro Neiva.

Celesc e demais órgãos que atuaram estrategicamente durante a temporada também apresentaram seus números que reforçaram a avaliação positiva do balanço.

 

Assédio e desvio de verba

O ex-diretor do Procon SC, Roberto Salum, denunciado na última semana por assédio sexual contra uma colaboradora terceirizada do órgão. Nesta segunda, 1, mais uma funcionária do Procon Estadual o denunciou pelo mesmo crime. Salum, inclusive, cancelou a entrevista coletiva que daria nesta terça-feira, 2, alegando que não teve acesso a todas as denúncias. Além destas duas, ele também teria sido acusado de assédio moral por vários de seus, agora, ex-colaboradores.

Roberto Salum havia sido nomeado pelo governador Jorginho Mello (PL), que há pouco mais de um mês no cargo já vinha lhe trazendo dores de cabeça, de acordo com notícias de bastidores. O caso de assédio foi a gota d’água que faltava. Até por isso, o governo não hesitou em abrir uma edição extra do Diário Oficial no sábado de Aleluia para publicar a exoneração de Salum.

Em sua defesa, Salum afirma ter sido vítima de armação após iniciar uma investigação sobre um desvio milionário de verba no órgão e que irá expor toda a história.

Vamos aguardar para ver o que mais deve sair desta história e para onde os holofotes irão levar.

 

Temporada de pinhão

Começou nesta segunda-feira, 1, o período de colheita do pinhão na Serra Catarinense. A perspectiva inicial de produção é de 5 a 7 mil toneladas, 30% a mais que em 2023. A estimativa é da Gerência Regional da Epagri em Lages, baseada em levantamento feito com os produtores. A colheita vai até julho, período em que a estimativa inicial pode ser revista.

Para comemorar a temporada, no próximo dia 6, a prefeitura de Lages irá promover o Festival da Colheita do Pinhão, no Calçadão da Praça João Costa. O evento contará com apresentações artísticas e musicais, além de gastronomia típica.

 

Lei Estadual de Ferrovias

O governo de Santa Catarina está atuando na construção da Lei Estadual de Ferrovias, que permitirá que o Estado possa ter autonomia para autorizar a concessão de novos trechos ferroviários. O encaminhamento sobre esta legislação foi discutido pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, com o superintendente de Transportes Ferroviários da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ismael Trinks, em Brasília.

Durante a audiência na ANTT, o Estado também demonstrou interesse em solicitar a delegação dos trechos ferroviários existentes, caso a atual concessão não seja renovada.

 

Não passou despercebido

Mesmo já tendo passado o feriado, não há como não comentar sobre a multidão que Bolsonaro conseguiu reunir em seu entorno durante a passagem por Santa Catarina. O ex-presidente, que veio a passeio, proferiu um discurso caloroso em plena Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, na companhia do governador Jorginho Mello, que fez questão de cumprimentar o amigo e presidente de honra de seu partido. Vale ressaltar que Jorginho recebeu elogios que o colocou como o melhor governador do sul do Brasil e, quiçá, do país, o que teria deixado outros colegas de partido enciumados! Será que temos aí um sucessor de Jair?

 

CPAC SC

Santa Catarina se prepara para sediar um dos eventos políticos conservadores mais importantes do mundo, o CPAC Brasil 2024, promovido pelo Instituto Conservador Liberal (ICL), nos dias 6 e 7 de julho, a partir das 8h, no Expocentro BC. O representante do CPAC em Santa Catarina, Guilherme Colombo, marido da deputada federal Júlia Zanatta (PL), é o responsável por articular a realização da Conferência de Ação Política Conservadora em Balneário Camboriú que contará com a presença dos deputados federais Nikolas Ferreira e Eduardo Bolsonaro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui