sábado, 7 DE junho DE 2025
Siel de SouzaPor que uma empresa precisa de colaboradores com inteligência emocional? I

Por que uma empresa precisa de colaboradores com inteligência emocional? I

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Empresas que investirem em colaboradores com uma inteligência emocional bem desenvolvida ou em ferramentas para capacitar melhor seus funcionários com essa habilidade só têm a ganhar.

Quem diz isso é a ciência.

Um estudo publicado pelo American Journal of Pharmaceutical Education mostra que profissionais com uma alta IE têm:

  • Mais acerto nas suas tomadas de decisão
  • Maior facilidade para lidar melhor com estresse
  • Mais chances de construir e sustentar relacionamentos colaborativos positivos
  • Maior adaptabilidade para assimilar mudanças
  • Uma capacidade maior de resolver conflitos.

Como as empresas podem impulsionar o desenvolvimento da inteligência emocional?

Diante de tantos benefícios, você pode estar se perguntando “o que pode ser feito para desenvolver mais e mais a inteligência emocional nos colaboradores?”.

Na verdade, existem inúmeras estratégias, mas talvez aquelas mais palpáveis e que trazem os melhores resultados sejam os treinamentos especializados, como coaching, mentoria e psicoterapia.

Você pode optar por sessões em grupo, se a sua empresa contar com um grande número de funcionários, ou por atendimento individuais e personalizados, caso seu negócio seja de pequeno porte ou o direcionamento seja mais pontual.

Qual é a importância da inteligência emocional na gestão de crises?

Quando você pensa em crise, é natural associar esse momento difícil e de incertezas a sentimentos como estresse, angústia, ansiedade, frustrações e assim por diante.

Portanto, saber contornar todas essas sensações ruins se mostra um grande desafio. Para isso, você precisa contar com a inteligência emocional.

Afinal, um dos grandes preceitos dessa soft skill está justamente em gerenciar nossos sentimentos e usá-los a nosso favor. Ou seja, profissionais que tiverem uma IE bem desenvolvida vão conseguir lidar melhor com as crises, pois conseguem se manter automotivados mesmo diante das adversidades.

Além disso, esses colaboradores possuem empatia e ótimos relacionamentos interpessoais, duas características muito úteis para o trabalho em equipe, que ajudam a superar momentos de dificuldades.

8 dicas para você desenvolver a sua inteligência emocional

Para lidar melhor com seu lado emocional e evitar ter sua carreira prejudicada por situações como a descrita no tópico anterior, tente praticar algumas das dicas a seguir.

Elas podem representar o ponto de partida para desenvolver a sua inteligência emocional.

  1. Crie consciência sobre seu comportamento e suas reações

A melhor forma de criar consciência sobre si é se auto-observar. Esse é um exercício que deve ser diário. Comece elencando os momentos de seu dia a dia que mais mexem com suas emoções. A rotina diária para quem tem filhos pode ser desestabilizadora: frustração, raiva, sentimento de impotência, pouca valorização, esgotamento, enfim.

Reuniões semanais de equipe também podem causar impactos em você: sentimento de improdutividade, ciúmes entre membros, competição, entre outros. Com essa lista pronta, entenda o que cada situação desperta e como você se sente antes e depois de cada evento.

É provável que perceba uma tendência a postergar cada vez mais aquilo que mexe negativamente com suas emoções, mesmo que sejam tarefas importantes para atingimento de suas metas.

E, paralelamente, irá perceber que costuma realizar mais rapidamente tudo o que é mais agradável emocionalmente. Aos poucos, leve essa consciência para situações que fogem de sua rotina. Isso é ainda mais desafiador, contudo, fundamental.

Pare, observe e entenda como você reage e se comporta com as adversidades não rotineiras. Esse exercício contínuo permitirá que você saia do automático e compreenda melhor como trabalhar sua inteligência emocional.

  1. Domine suas emoções

Existem inúmeras técnicas. Caberá a você colecioná-las em sua caixa de ferramentas pessoal e recorrer a elas nos momentos em que necessitar. Uma forma de sair do automático e entender sua emoção naquele momento é dar um tempo para respirar profundamente. Não é à toa que a respiração faz parte de processos de meditação e de ioga.

Use o inspirar e expirar para se acalmar, voltar ao seu estado normal, tirar as emoções excessivas, permitindo que você retome sua capacidade de analisar a situação. A raiva, por exemplo, é considerada uma emoção que produz reações físicas. Ter uma bolinha para apertar nesses momentos pode ajudar a dominar esse sentimento.

Se tiver a possibilidade de se levantar e sair para dar uma volta pela empresa, pode ser uma alternativa.

Ao caminhar, você respira, deixa o corpo trabalhar as emoções físicas e pode, aos poucos, tentar entender seus sentimentos e como equilibrá-los.

O mindfulness também é uma forma de lidar com suas emoções. Essa técnica permite que você perceba, por meio da atenção plena, seu corpo e mente, em situações desafiadoras, permitindo regular suas emoções, criando um espaço mental.

As técnicas de PNL, já citadas anteriormente, entram novamente neste tópico, sendo muito úteis para dominar as emoções no dia a dia.

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