Daniel Goleman, ao atribuir 80% do sucesso das pessoas a fatores relacionados à inteligência emocional, identificou cinco características principais entre aquelas que apresentam a habilidade.
São elas:
Autoconsciência
Pessoas que se conhecem. Significa ter consciência de suas fortalezas, fraquezas e limitações. Essas pessoas aprendem a explorar suas potencialidades e respeitam seus limites.
Automotivação
É algo interno. Permite colocar os sentimentos a serviço de suas metas pessoais. Perseverança, resiliência e iniciativa são características de pessoas automotivadas.
Reconhecimento das emoções em outras pessoas
Sentir o outro em um ambiente social, perceber suas dores e necessidades, ter empatia. Isso requer habilidade e muito treino.
Controle emocional
Capacidade de lidar com situações adversas, mantendo o controle e a segurança, de forma positiva e menos estressante. Pessoas que conseguem barrar seus impulsos têm maiores chances de manter um controle emocional frequente.
Relacionamentos interpessoais
Interagir em ambiente social. Estar emocionalmente disponível, ser persuasivo, influente e saber administrar conflitos. Com quais dessas características você se identificou e quais acredita que precisa trabalhar mais a fundo?
Uma coisa é certa: qualquer um pode evoluir e desenvolver a inteligência emocional.
Por que é importante desenvolver a inteligência emocional?
Se você ainda não se convenceu da importância do desenvolvimento da inteligência emocional, preste atenção neste tópico.
Ao pensar em liderança, muitos descrevem diversas características cognitivas (visão estratégica, raciocínio rápido, entre outras) e sempre acrescentam a palavra liderança inspiradora.
Para inspirar, um líder precisa mexer com as emoções. E isso pode ser um problema, tanto para si, como para sua equipe.
A grande questão é: como direcionar a sua emoção e a de outras pessoas habilmente para que todos possam ter uma performance superior?
Vamos mudar o contexto para chegarmos a um entendimento melhor.
Pense na educação de uma criança.
Os pais são os líderes inspiradores, certo?
Da mesma forma, se você não souber lidar com suas emoções como pai/mãe, como conseguirá ensinar seus filhos a lidar com as emoções deles, para que se tornem adultos inteligentes emocionalmente?
Essas questões demonstram a importância de desenvolvermos a inteligência emocional diariamente, pois, como seres humanos, experimentamos diferentes emoções o tempo inteiro.
E, pior ainda, nossas emoções podem levar a um efeito em cadeia ao nosso redor.
Basta lembrar quando alguém chega ao escritório esbanjando raiva.
Cada palavra e gesto refletem sua emoção, certo?
De repente, o clima no departamento fica ruim. Todos começam a tratar uns aos outros de forma raivosa, mas sem motivo aparente.
Lembre-se: sentimentos são contagiosos, para o bem e para o mal.
Portanto, a forma como reagimos a cada uma dessas emoções nos ajuda a alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais. E isso também permite que sejamos melhores líderes, desenvolvendo relacionamentos saudáveis, com uma vida mais equilibrada e feliz.