Essa semana, com a movimentação pós-Natal, e com 2024 se aproximando, houve um aumento no número de turistas e banhistas em Balneário Gaivota.
Para a segurança dos banhistas, o município conta com 14 postos de guarda-vidas na orla e o posto na beira da lagoa, na Lagoa de Fora.
Nesse ano, alguns moradores chegaram à nossa equipe, com alguns relatos de que o posto 04 – Santa Fé, teria sido realocado para um local com menos movimento, o que poderia vir a causar problemas à segurança dos banhistas. “Colocaram bem mais pro norte, lá onde tem pouca gente. Pro “cara” chegar até alguém se afogando aqui (perto da passarela), vai ter que correr”, disse um morador.
Em resposta, o Cabo Casagrande, responsável pelo trabalho dos guarda-vidas no município, disse que “no ano passado foi percebido um movimento um pouco maior para aquele lado. As mudanças não atingiram somente a Santa Fé, mas também outros pontos. Entendemos que as alterações foram feitas para viabilizar melhor visão do guarda-vidas ao banhista. Se, por acaso não se confirmar essa expectativa de movimento, porque até agora a praia não deu o esperado de movimento. Hoje é sexta-feira, 29, e a praia está praticamente vazia. Na próxima temporada, faremos nova avaliação e a guarita pode voltar para o local anterior.
Segundo Elisabete Luisa Mathias, presidente da Associação, moradora do Bairro Santa Fé “Como Presidente da Associação Comunitária da Praia Santa Fé, juntamente com os demais membros da Diretoria, entendemos que a retirada da guarita de guarda-vidas do local onde há anos se encontrava, traz prejuízos e inseguranças aos moradores do Bairro Santa Fé e veranistas, pois no ponto citado a movimentação é grande. Além do que, a Associação, sempre trabalhando pelos interesses da comunidade, em parceria com a administração pública e empresários locais, foi parceira do Corpo de Bombeiros do município, na obtenção de recursos para disponibilizar a instalação da guarita e da passarela. Diante disso, a Associação através de sua diretoria executiva já está tomando providencias junto ao Poder Público, visando o retorno da guarita para nosso bairro de onde não deveria ter sido retirada”.
Locais atendidos:
Posto 01 – Lagoinha
Posto 02 – Praia das Furnas
Posto 03 – Village Dunas
Posto 04 – Santa Fé
Posto 05 – Turimar
Posto 06 – Arroio (Av Santa Catarina)
Posto 07 – Quadra I
Posto 08 – Central
Posto 09 – Restaurante Onda Azul
Posto 10 – Siri (4ª Avenida)
Posto 11 – Campo de futebol (5ª Avenida)
Posto 12 – Onda Azul
Posto 13 – Guarajuba
Posto 14 – Areias Claras
Posto 15 – Lagoa (Lagoa de Fora)