Após decretar Situação de Emergência em Saúde – Nível II por conta do aumento dos casos de dengue em Balneário Gaivota, o prefeito Everaldo dos Santos, o Kekinha, está liderando pessoalmente um mutirão de limpeza que começou na tarde desta quinta-feira (22 de maio) nas dunas da praia central.
A ação, que conta com o apoio de todas as secretarias municipais, servidores comissionados e voluntários, seguirá nesta sexta-feira (23) e, a partir de segunda-feira (26), passará a abranger rua por rua da cidade.
O objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Secretaria de Obras está responsável pela logística, fornecendo luvas e sacos de lixo para os participantes, que recolhem materiais descartados nas dunas, como copos e garrafas.
“É lamentável que algumas pessoas deixem lixo nas dunas e nas passarelas, que acabam se tornando criadouros do mosquito. Mas, assim como superamos as tempestades de 2023 e 2024, venceremos essa batalha com a colaboração de todos”, destacou Kekinha.
Ação também nas escolas e na comunicação Além do mutirão, a Prefeitura promoverá ações educativas nas escolas municipais, para que as crianças levem às suas famílias a importância de combater os focos do mosquito. As campanhas também serão reforçadas nas redes sociais, na imprensa local e regional e através de carro de som que circulará pelos bairros. “Tenho certeza de que, com o apoio da nossa população, sairemos de cabeça erguida desta epidemia”, finalizou o prefeito.