A aproximação e passagem de uma frente fria por Santa Catarina neste fim de semana trará mudanças significativas no clima do estado. A expectativa é que a frente provoque chuvas bem distribuídas, além de possíveis temporais isolados, e também uma leve diminuição nas temperaturas.
Após a passagem da frente fria, a chuva continuará a ocorrer com mais frequência, principalmente associada a pancadas de verão, que são típicas da estação, isoladas e passageiras. As informações são da Epagri/Ciram, que prevê um fim de semana instável em termos de condições climáticas.
Além disso, a previsão aponta para a chegada de outra frente fria na próxima terça-feira (11), que deverá provocar mais chuvas em Santa Catarina e uma queda nas temperaturas, especialmente no início da manhã.
Segundo a MetSul Meteorologia, o calor intenso que tem predominado no estado é resultado de um bloqueio atmosférico. Uma área de alta pressão localizada na costa brasileira tem dificultado a formação de chuvas na região Sul e Sudeste do país, o que tem mantido os dias secos e com temperaturas elevadas por um período prolongado.
Portanto, embora o tempo esteja mais instável e com chuva nos próximos dias, o calor deve continuar em algumas regiões de Santa Catarina até que as frentes frias consigam trazer um alívio maior.