Rolando Christian Coelho, 05/02/2024 | Em Sombrio, pré-campanha já está nas ruas

Publicidade

Sombrio tem vivido em clima de pré-campanha, com vistas a Outubro de 2024, desde o segundo semestre do ano passado, mas o aurorescer do ano novo inflamou ainda mais a disposição dos principais partidos do município diante da eleição que se avizinha.

Em princípio, há uma tendência natural de que a prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), dispute a reeleição com seu atual vice, Jeriel Isoppo (MDB). A reedição de uma chapa pura do MDB não é bem digerida pelos aliados, que almejam a vaga de vice, visando um projeto maior para 2028. A aliança de 2020, no entanto, que foi composta por MDB, PSC, DEM (hoje União Brasil), Solidariedade, PDT, PL e PTB, não deve se dissolver, mesmo que o MDB concorra com chapa pura novamente. Há ainda uma tendência de que o PSDB, que concorreu como vice do Progressistas em 2020, venha a apoiar a candidatura de Gislaine neste ano.

O Progressistas, do vereador Peri Soares, que é o pré-candidato do partido ao executivo municipal, não crê nesta unidade em torno do MDB, tanto é que abriu conversações com o União Brasil, com o PSDB, e ainda com o PSD e com o Republicanos, objetivando a composição de uma ampla aliança para disputar a Prefeitura Municipal. Vale lembrar que o PSD e o Republicanos têm se reunido em separado dos demais partidos do município, no intuito de costurar uma aliança que visa o lançamento de uma chapa majoritária que passe pelos dois partidos. O empresário Clodoaldo Patrício Sartor, que disputou a prefeitura sombriense em 2020 pelo PRTB, é o principal nome deste grupo. Em princípio, é muito provável que Progressistas, PSD e Republicanos se esforcem para a composição de uma única chapa majoritária, para enfrentar o projeto de reeleição de Gislaine.

Publicidade

Paralelo a estas movimentações, o PT tem trabalhado a candidatura do policial civil Glauter Soares ao executivo municipal. O partido do presidente Lula da Silva, que emplacou 30% dos votos em Sombrio no segundo turno da eleição presidencial e governamental de 2022, aposta justamente no lançamento de múltiplas candidaturas a prefeito para aumentar suas chances de vitória. O PT tem conversado com lideranças do PCdoB local, e vislumbra a possibilidade de ter o advogado Francisco Lisboa como vice de Glauter.

Diante deste cenário, Sombrio se encaminha para ter quatro, ou três candidaturas a prefeito neste ano. A de Gislaine Cunha, a de Peri Soares, a de Clodoaldo Patrício e a de Glauter Soares, existindo ainda a possibilidade de que Peri e Clodoaldo convirjam para um projeto único.

Finais

  • Durante abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Turvo, prefeito Sandro Cirimbelli (PP) anunciou investimentos na ordem de R$ 30 milhões até o final de 2024. Os recursos serão alocados principalmente na pavimentação de vias públicas com asfalto e lajotas, na construção de um novo posto de saúde, na troca da iluminação pública municipal por lâmpadas de Led, na implantação de laboratórios educacionais e na área de entretenimento. Já na seara eleitoral, em conversa reservada com a imprensa, Sandro Cirimbelli disse que sua candidatura à reeleição não depende dele, e sim de seu partido. Por conta disto, disse que as tratativas eleitorais ficarão a cargo do comando do Progressistas. A narrativa da a entender que Sandro disputará a reeleição.
  • Progressistas de São João do Sul, do vice-prefeito Edson Pereira Trajano, não faz mais parte do primeiro escalão do governo do prefeito Moacir Teixeira (MDB). O partido, que já havia anunciado sua decisão de não apoiar novamente o MDB na disputa pela prefeitura, teve suas principais figuras no executivo municipal exoneradas, perdendo, dentre outros cargos, o comando da Secretaria de Educação, que movimenta 25% do orçamento da municipalidade. No embalo, o Progressistas também tem avaliado a possibilidade de apoiar de forma branca a chapa oposicionista a ser encabeçada pelo ex-prefeito Alex Bianchin (PDT). Neste contexto, Alex concorreria com o PSD como seu vice, e o Progressistas apoiaria a dupla, lançando apenas candidatos a vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui