Rolando Christian Coelho, 21/03/2024

Publicidade

 

Clodoaldo de filia ao PL focado na majoritária

Candidato a prefeito de Sombrio pelo PRTB, em 2020, empresário Clodoaldo Patrício se filiou na quarta-feira, dia 13, ao PL, do governador Jorginho Mello. O ato de filiação vinha sendo mantido em sigilo pelo PL sombriense, que aguardava o momento oportuno para sua divulgação. A informação, no entanto, acabou vazando para a imprensa.

Na eleição passada, Clodoaldo fez 2.927 votos para prefeito, o que correspondeu a 17,57% dos votos válidos dos eleitores sombrienses. Sua expressiva votação acabou sufocando a candidatura também oposicionista de Cristian Rosa (PP), que alcançou 38,86% dos votos válidos, e facilitou a eleição da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), que emplacou 43,57% dos votos válidos.

Nos últimos meses Clodoaldo e parte de seu grupo político se aproximou do PSD, que, por sua vez, está bastante ligado ao Republicanos de Sombrio, legenda que vem sendo timonada pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Elisandro Guimarães de Oliveira, o Grosso. Paralelo a este movimento, no entanto, Clodoaldo também passou a conversar com o PL, especialmente por conta de uma articulação desencadeada pelo vereador Adriano Coelho de Jesus, o Adriano Magrão, que em 2020 se elegeu pelo PRTB. Aproveitando a janela de transferência partidária, Magrão acabou migrando para o PL, e estendeu convite para que Clodoaldo Patrício tomasse a mesma iniciativa, o que acabou se concretizando.

A filiação de Clodoaldo e Magrão no PL é um balde de água fria nas pretensões do Progressistas, principal partido de oposição ao governo da prefeita Gislaine Cunha (MDB). Isto porque um forte grupo político que em 2020 era oposição ao seu projeto eleitoral, agora estará com ela em 2024, já que o PL é aliado de primeira linha da prefeita.

Por óbvio que Clodoaldo não se filiou ao PL meramente por se filiar. Ele deverá entrar na briga para ser candidato a vice, na chapa a ser encabeçada por Gislaine Cunha. O PL, que tem criado uma capilaridade bastante interessante em Sombrio, deverá lançar uma nominada de vereadores muito robusta, o que credenciará o partido, de fato, a indicar o vice de Gislaine. Afora isto, trata-se do partido do governador Jorginho Mello, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e também dos deputados federais Daniel Freitas e Júlia Zanatta, assim como do deputado estadual Jessé Lopes. Por conta disto, caso o PL emplaque o vice, não faltarão cabos eleitorais de expressão para trabalhar em prol do projeto de reeleição de Gislaine Cunha.

Finais

  • Vereador Anderson dos Santos, o Nando (PSD), renunciou ontem a presidência da Comissão Processante, que está encarregada em analisar o pedido de impeachment contra o vereador Fernando Gonçalves Batista, o Fernando do Tide (PSD). Com isto, o presidente do legislativo, Felipe Santos (PSDB), precisará promover sorteio para indicar outro vereador para que o mesmo seja presidente da Comissão em voga. O pedido de cassação do mandato de Fernando foi formalizado pelo PSDB de Balneário Gaivota, junto ao legislativo municipal, sob a alegação de que o vereador violou o decoro parlamentar, e também se utilizou de linguagem ofensiva para se referir a Administração Municipal e ao prefeito Kekinha dos Santos (PSDB).

 

  • PL, PSD e MDB de Meleiro compuseram uma tríplice aliança com o objetivo de disputar as eleições municipais deste ano unidos. Em princípio, o PL deverá indicar o vereador Anderson Scarduelli, o Nino, como candidato a prefeito, cabendo ao PSD, ou ao MDB, a indicação do candidato a vice. Esta aliança também nutre a expectativa de ter o Progressistas dentro do grupo, partido que, por sua vez, poderia vir a indicar o vice do PL. Atualmente o Progressistas nutre expectativas de ter uma candidatura própria ao Executivo Municipal, através dos ex-prefeitos Nei Zanette e Vitor Hugo Coral, mas o partido tem dificuldades em compor com outra legenda de peso para enfrentar uma eleição majoritária neste ano. O PSDB, por sua vez, deve lançar Rogildo Bordgnon a prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui