Rolando Christian Coelho | Vinícius Lummertz quer disputar governo pelo PSDB

Vinicius Lummetz, a direita, quer ser o candidato de João Dória ao governo catarinense
Publicidade

Rolando Christian Coelho, 02/12/2021

Vinícius Lummertz quer disputar governo pelo PSDB

Secretário de Estado do Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz da Silva, se colocou oficialmente como pré-candidato ao Governo do Estado de Santa Catarina.

Publicidade

Vinícius, que já foi Ministro do Turismo à época do ex-presidente Michel Temer, nasceu em Jaraguá do Sul, mas sua família materna pertence à família Lummertz de São João do Sul, Sombrio e Araranguá.

Sua mãe nasceu em Araranguá. Ele é bisneto do ex-prefeito araranguaense Caetano Lummertz, e sobrinho bisneto do ex-prefeito sombriense Francisco Lummertz Júnior.

Vinícius defende que o PSDB catarinense realize prévias para a escolha de seu candidato ao governo. Neste sentido, cita também como nomes viáveis para a disputa interna, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o ex-deputado estadual Gelson Merísio, que disse que não estaria disposto a concorrer a governadoria catarinense caso o governador de São Paulo, João Dória Júnior, vencesse as prévias do partido para disputar a Presidência da República.

Merísio trabalhou pela candidatura do governador gaúcho, Eduardo Leite. Interessante observar que Vinícius não elenca a deputada federal Geovânia de Sá como uma possível pré-candidata do partido a governadoria. De acordo com ele, em um cenário “em que o PSDB se mostrasse fortalecido para 2022, ela estaria com sua candidatura à reeleição muito bem encaminhada”.

O sonho de Vinícius Lummertz é reaglutinar a tríplice aliança, colocando no mesmo barco PSDB, MDB e PSD, para início de conversa. Por óbvio, almeja ser o candidato ao governo catarinense por este grupo, que, por sua vez, apoiaria a candidatura de João Dória à Presidência.

Vale lembrar que o ex-deputado federal Jorge Boeira, de Araranguá, também deve ser candidato ao governo, pelo PSB, só que bancado por uma aliança de esquerda, integrada, ainda, por PT, PDT, PCdoB, Psol e Rede. Poderíamos ter, então, dois candidatos a governador ano que vem ligados diretamente à nossa região.

Coordenador do PT sugere discussão com as bases no caso Boeira

Coordenador regional do PT, Ozair Banha da Silva, diz que seu partido, em nossa região, ainda não foi convocado para discutir a possibilidade de apoio a pré-candidatura do ex-deputado federal Jorge Boeira ao Governo do Estado. Ainda filiado ao Progressistas, Boeira deverá migrar para o PSB para concorrer a governadoria, tendo o PT como um de seus principais aliados.

Este assunto já vem sendo discutido com a cúpula estadual petista, mas o tema ainda não chegou às bases do partido. Diplomático, o coordenador do PT prefere poupar palavras sobre o assunto, mas diz que “seria importante tratar deste tipo de articulação, também com as bases”.

Frente de Esquerda se reunirá no próximo dia 15 em Criciúma

Frente de esquerda catarinense, composta por PT, PSB, PDT, PCdoB, Psol e Rede, deverá se reunir no próximo dia 15 em Criciúma. O grupo tem promovido encontros periódicos, e o objetivo é amalgamar um projeto que uma a todos nas eleições estaduais do ano que vem. A expectativa é que neste dia seja anunciada oficialmente a pré-candidatura de Jorge Boeira ao Governo do Estado.

Tudo se encaminha para isto. Ideia é ampliar a Frente, com expectativa que este grupo chegue a dez legendas. O grande desafio deste grupo será manter a unidade, em nível estadual, mesmo com os projetos presidenciais de Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Dário Berger foi convidado para assumir “vaga” de Boeira no PSB

A bem da verdade, Jorge Boeira precisa se antecipar aos fatos, no que diz respeito a sua filiação ao PSB. É que o partido tem conversado, também, com o senador Dário Berger (MDB), objetivando apoiá-lo na disputa pelo governo catarinense ano que vem, através de uma frente de esquerda.

Isto poderia se dar com Dário filiado ao MDB, caso ele reunisse o apoio necessário dentro de seu partido para ser o candidato emedebista, ou ainda migrando para o PSB, e recebendo o apoio das demais legendas. Dário confirma as conversas neste sentido, mas ressalta que elas, por ora, meramente fazem parte do conjunto de conjecturas naturais do processo democrático.

Suplentes do Avante e do PDT assumem Câmara de Araranguá

Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá passou a contar com dois suplentes em seus quadros, neste mês de dezembro. Alan Tiago Sieglitz, que é conhecido como Tiaguinho da Day (Avante), assumiu por 30 dias na vaga do vereador licenciado José Carlos Souza Cândido, o Zico (Avante).

Por sua vez, o suplente Dejair Leandro (PDT), assumiu pelo mesmo período na vaga do vereador licenciado Nelson Soares (PDT). As licenças, que são sem remuneração, objetivam, principalmente, fortalecer os partidos nos quais vereadores e suplentes estão filiados. Este expediente é relativamente comum em todas as Câmaras de nossa região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui