Desde o início do verão, uma quantidade crescente de pessoas visita o Parque Belinzoni de Araranguá, em busca de sombra, tranquilidade, ar puro, apreciação da rara fauna e flora. Além disso, muitos aproveitam para percorrer as trilhas ecológicas para praticar exercícios físicos, passear com a família ou fazer caminhadas.
O local está recebendo melhorias estruturais. Uma delas é o início da implantação de 6,8 mil metros quadrados de pavers e meios-fios nos 2 km de trilhas ecológicas e nos espaços que receberão praças e uma academia ao ar livre, que terá aparelhos para musculação e exercícios físicos. O prazo para execução desta benfeitoria é de até 6 meses, conforme previsto no contrato com a empreiteira contratada via licitação. Os pavers escolhidos estão sendo colocados no estilo holandês, com pedras em formato espinha de peixe e piso tátil contendo revestimento com texturas, cores diferenciadas e em alto relevo, auxiliando o acesso e a locomoção de deficientes visuais.
O parque oferece acesso gratuito, ficando aberto diariamente das 7 às 17 horas, inclusive aos fins de semana e feriados. Os três pórticos – localizados nas ruas Turvo, Timbé do Sul e Albino Pereira de Souza, no bairro Urussanguinha – possibilitam tanto a chegada quanto a saída das pessoas.