Expectativa é de que o nível de ácido sulfônico nas águas caia no decorrer desta terça-feira
Um acidente envolvendo a contaminação do Rio Seco com ácido sulfônico fez com que Joinville decretasse situação de emergência nesta segunda-feira (29). O elemento químico, utilizado em detergentes por exemplo, foi em direção ao manancial que abastece o município – fazendo com que os moradores tivessem que racionar o uso de água. A tendência, no entanto, é de melhora ao longo desta terça.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Joinville, Antônio Edival Pereira, a contaminação da água está sendo constantemente monitorada pela Companhia Águas Joinville, responsável pelo abastecimento do município.
“A Águas Joinville está monitorando. Recentemente, deu 0,5% de ácido sulfônico, o que quer dizer que está baixando o nível na água. É uma notícia boa, a tendência é diminuir o índice de contaminação, visto que é um produto biodegradável”, destacou Antônio.
O coordenador da Defesa Civil destaca que o ácido sulfônico deve se dissipar e sumir com o tempo. A espuma, que se arrastou pelo Rio Seco, chamou a atenção e chegou a invadir a pista da Serra Dona Francisca.
O acidente se deu justamente por conta do tombamento de um caminhão que transportava o elemento químico pela Serra. O automóvel já foi retirado da pista, restando agora alguns tambores e o solo contaminado – que deverão ser retirados no decorrer desta terça.
Fonte: SC Todo Dia