Dentre os postulantes à Assembleia Legislativa aqui do Extremo Sul catarinense, o já deputado estadual sombriense José Milton Scheffer (PP), o ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli,(MDB) e a advogada araranguaense Andresa Ribeiro (PL) foram os mais votados em nossa região. Dos 56.585 votos conquistados por Zé Milton, 25.314 foram obtidos nos municípios da Amesc. Já, Tiago Zilli, que fez 33.733 votos no Estado, obteve 21.367 em nossa região. Por sua vez, Vanessa Ribeiro (PL), conquistou pouco mais de 3.500, dos seus 5.071 votos totais, apenas aqui no Extremo Sul. A quarta e quinta colocação foram alcançadas pelo ex-vereador de Araranguá, Marco Antônio Mota, o Motinha (Rep), que fez 3.791 votos no Estado, dentre os quais 2.750 na região da Amesc, e pelo policial civil de Sombrio, Glauter Soares (PT), que dentre os seus 4.070 votos, obteve 2.100 aqui no Extremo Sul.
Dos candidatos não oriundos da Amesc, quem mais fez votos para a Assembleia Legislativa em nossa região foi o já deputado Rodrigo Minotto (PDT), que dos seus 28.685 votos obteve 6.285 apenas aqui na Amesc. Radicado eleitoralmente em Criciúma, Minotto é de Forquilhinha, e sempre manteve uma proximidade muito grande com as lideranças de seu partido aqui no Extremo Sul, o que justifica sua boa votação em nossa região. Já o deputado estadual criciumense Júlio Garcia (PSD), obteve 4.862 votos em nossa região. Em nível estadual, Júlio fez 49.958 votos. Por sua vez, a terceira colocação entre os “candidatos de fora”, coube ao deputado Volnei Weber (MDB), que é da região de Tubarão. Ele fez 4.041 votos no conjunto dos 15 municípios da Amesc, cerca de mil votos a menos do que era esperado pelo grupo que trabalhava para ele aqui no Extremo Sul. Isto pode ser explicado pelo fato do ex-deputado estadual Manoel Mota (MDB) ter saído do grupo que coordenava os trabalhos de Volnei em nossa região, e se irmanado ao projeto de seu filho, Motinha, de chegar ao parlamento estadual.
Moisés foi mais votado em 11 municípios, Jorginho em 3 e Amin em um
Govenador Carlos Moisés da Silva (Rep) foi o candidato ao executivo estadual mais votado em Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e São João do Sul. Em Sombrio ele ficou praticamente empatado com Jorginho Mello (PL), com 31,81% dos votos, contra 31,65%. Jorginho foi o mais votado em Meleiro, Morro Grande e Turvo. Já Esperidião Amin (PP) foi o mais votado em Timbé do Sul. Em relação ao Senado, Jorge Seif (PL) foi o mais votado em 13, dos 15 municípios da Amesc. As exceções foram Passo de Torres, onde Kennedy Nunes (PTB) venceu, e São João do Sul, onde Celso Maldaner (MDB) venceu. No caso de Kennedy, prevaleceu a força dos evangélicos de Passo. No caso de Maldaner, prevaleceu a força do MDB local.
Veja os federais mais votados em nossa região
Ainda que não tenha sido reeleita, deputada Geovânia de Sá (PSDB) foi a postulante a Câmara Federal mais votada em Balneário Gaivota, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio. Luiz Fernando Vampiro (MDB) foi o candidato a deputado federal mais votado em Jacinto Machado e São João do Sul. Por sua vez, a deputada federal eleita Júlia Zanatta (PL) foi a mais votada em Turvo e Timbé do Sul. O deputado federal reeleito Ricardo Guidi (PSD) foi o mais votado em Balneário Arroio do Silva e Maracajá. Já Diego Pires (PDT) foi o mais votado em Araranguá, sua terra natal. Dentre os que também foram eleitos, Daniel Freitas (PL), Ana Paula Lima (PT) e Fábio Schiochet (União) figuraram entre os mais votados de nossa região.